Sobre a exposição

A Exposição Comemorativa pelos 30 anos da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) celebra uma trajetória marcada pela produção de conhecimento técnico e científico voltado ao desenvolvimento do estado. A mostra estará disponível para visitação na antecâmara do auditório durante todo o evento.

A exposição conduz o público a uma imersão na história da SEI e na evolução do planejamento público na Bahia, que completa 70 anos. Ao reunir publicações, estudos e produções cartográficas, a mostra ilustra a transformação do pensamento sobre planejamento e gestão pública no estado, destacando as contribuições da SEI nesse processo.

Mais do que uma retrospectiva, esta exposição é um convite para uma análise sobre o passado e a compreensão do presente, bem como para uma reflexão sobre o futuro do planejamento e da pesquisa aplicada à construção de políticas públicas eficazes e inclusivas, enquanto instrumentos voltados a um projeto de desenvolvimento orientado pela justiça social.


Objetivo geral

Celebrar os 30 anos da SEI, destacando sua trajetória na produção e disseminação de conhecimentos, por meio de uma exposição que valoriza sua memória institucional e reafirma seu papel de Instituição de Pesquisa capaz de subsidiar a elaboração de políticas públicas e o planejamento governamental que apontem para o desenvolvimento da sociedade baiana.

Conceito curatorial

A exposição propõe um mergulho na história da SEI por meio de suas publicações e produções cartográficas, que são, também, testemunhos vivos da evolução do conhecimento técnico e científico no estado.

Ao reunir documentos originais, painéis expositivos com legendas explicativas e recursos audiovisuais, a mostra convida o público a refletir sobre o papel da informação e do conhecimento na produção de políticas, planos e programas de governo, voltados à promoção de um autêntico processo de desenvolvimento, com dinamismo econômico, redução das desigualdades sociais e espaciais, respeito às prerrogativas da sustentabilidade ambiental e calcado no duplo fortalecimento da cidadania e dos princípios democráticos.

Ficha técnica

Curadoria
  • Elisabete Cristina Barretto Guanais
  • Francisco Baqueiro Vidal
  • Eliana Marta Gomes Souza
Projeto Expográfico e Textos
  • Elisabete Cristina Barretto Guanais
Identidade Visual e Design
  • Júlio Vilela
  • Vinícius Luz
Agradecimento
  • Agradecemos ao Maestro Tom Tavares, que generosamente nos presenteia com a bela ambientação sonora desta exposição: temas brasileiros, compostos e executados por Antônio Adolfo, que dialogam de forma harmoniosa com o espírito da mostra.

Explore o acervo da SEI