Apresentação

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) é o órgão responsável por estudos e pesquisas que subsidiam o planejamento governamental no estado. Herdeira da Comissão de Planejamento Econômico (CPE), criada em 1955 sob a liderança do economista Rômulo Almeida, a SEI consolida uma das mais antigas experiências subnacionais de planejamento no Brasil. Em 2025, portanto, a Bahia celebra os 70 anos de criação da CPE, que coincidem com os 30 anos de criação dessa superintendência. Para marcar este momento, será realizado o evento SEI 30 anos: história, inovação e futuro do planejamento. O objetivo é ressaltar o papel das instituições públicas de pesquisa para o planejamento governamental, a formulação de políticas públicas e as estratégias de desenvolvimento, além de debater sobre as inovações no setor público e sobre as perspectivas para o futuro da Bahia. Para tanto, esse encontro irá reunir pensadores e pensadoras de renome nacional, além de dirigentes de importantes instituições nacionais, como IBGE e IPEA, entre outros.

Comissão Organizadora

Coordenação Geral
  • Francisco Baqueiro Vidal
  • Patrícia Chame Dias
Participantes
  • Aline Cunha Setubal
  • Aníbal Picanço Bentes
  • Carla Janira Souza do Nascimento Almeida
  • Denilson Lima Santos
  • Eletice Rangel Santos
  • Eliana Marta Gomes da Silva Sousa
  • Elisabete Cristina Barretto Guanais
  • José Acácio de Almeida Ferreira
  • Marcelo Nunes Dourado Rocha
  • Márcia dos Santos
  • Marília Cavalcante Reis
  • Rita Maria Cruz Pimentel

Comissão Executiva

Coordenação Geral
  • Marília Reis
Produção
  • Daiane Padilha
Assessoria de Comunicação
  • Luzia Luna Pamponet
Rede Sociais
  • Jean Vagner
Coordenação de Produção de Arte
  • Ludmila Nagamatsu
Design
  • Júlio Vilela
Design e Frontend
  • Vinícius Luz
Produção Audiovisual e Transmissão
  • Thylon Oliveira Lopes
  • Vinícius Luz (site)
Captação de imagem de drone
  • Adriano Mascarenhas
Coordenação de Informática
  • Igor Roberto Brandão
Desenvolvimento Web
  • Israel Sales dos Santos
  • Alysson Guimarães
  • Mateus Santos (estagiário)
  • Alan Silva (estagiário)
  • Guilherme Teixeira (estagiário)

PROGRAMAÇÃO

Local: Fiesta Convention Center – Av. ACM, 741, Itaigara, Salvador
HORÁRIO TEMA PALESTRANTE
13h30 Credenciamento & boas-vindas
Mesa de abertura
14h30 Jerônimo Rodrigues
Governador do Estado da Bahia
Geraldo Júnior
Vice-governador do Estado da Bahia
Luciana Mendes Santos Servo
Presidenta do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA
Flávia Vinhaes Santos
Diretora-executiva do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE
Cláudio Peixoto
Secretário do Planejamento do Estado da Bahia
José Acácio Ferreira
Diretor-geral da SEI e presidente da Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística – Anipes
Mesa 1 – As instituições de pesquisa e o planejamento governamental
15h30 Flávia Vinhaes Santos
Diretora-executiva do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE
Manoel Clementino Barros Neto
Diretor-presidente do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal – IPEDF
Luciana Mendes Santos Servo
Presidenta do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA
Dionatan Silva Carvalho
Presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos – Imesc
Moderador: José Acácio Ferreira – Diretor-geral da SEI e presidente da Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística – Anipes

Ementa: A mesa propõe colocar em evidência a importância da ciência, da pesquisa e das estatísticas públicas para o planejamento governamental. Para tanto, além de traçar um panorama do atual quadro das instituições de pesquisa do país e de suas possibilidades de orientar o planejamento, serão apresentadas suas principais experiências nesse âmbito.

18h Coquetel
Local: Fiesta Convention Center – Av. ACM, 741, Itaigara, Salvador
HORÁRIO TEMA QUEM
Mesa 2 – Inovações tecnológicas e institucionais e seus impactos nas políticas públicas
9h30 Políticas públicas em tempos de inteligência artificial Paulo Jannuzzi
Coordenador-geral da Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE/IBGE
Produção em ciência e tecnologia na Bahia e contribuições para a qualificação das políticas públicas André Joazeiro
Secretário de Ciência Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia – Secti
Mudanças institucionais, questão federativa e políticas públicas José Celso Pereira Cardoso Junior
Secretário de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos do Brasil
Inovação tecnológica e monitoramento e avaliação de políticas públicas André Portela
Diretor do Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para a África Lusófona e o Brasil – FGV/SP EESP CLEAR
Governança de dados e inteligência artificial: o caso da SEI César Velloso
Presidente do Gartner do Brasil
Jaime Nogueira da Gama
Diretor Executivo Senior do Gartner
Moderadora: Patrícia Chame Dias – Assessora Especial da SEI

Ementa: A mesa tem como eixo orientador a abordagem das mudanças e inovações tecnológicas e institucionais e suas repercussões nos processos de elaboração, implementação e avaliação de políticas públicas. Pretende-se alcançar um debate sobre experiências em torno desse tema, e proposições para o futuro, apontando caminhos para a qualificação da gestão pública, no propósito de melhor atender às demandas da sociedade.

12h Intervalo para almoço
Mesa 3 – Desenvolvimento regional: questões centrais e desafios para o planejamento
14h Perspectivas sociodemográficas, padrões de redistribuição da população das regiões metropolitanas do Nordeste, com ênfase na situação da Bahia Cláudia Monteiro Fernandes
Professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Cidadania (PPGPSC) da UCSal.
Emergência climática e riscos socioambientais: cenários e desafios Ednice Baitz
Professora do Programa de Pós-graduação em Estudos Territoriais da Universidade do Estado da Bahia – PROET/UNEB
Contexto do capitalismo contemporâneo e mundo do trabalho: desafios e perspectivas para o desenvolvimento nacional e regional Graça Druck
Professora do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais e da Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal da Bahia – UFBA
Desigualdades e insegurança alimentar Sandra Chaves
Professora da Pós-graduação da Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia – UFBA / Membro dos Conselhos Nacional e Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional / Rede PENSSAN – Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional – BA
Rumos do desenvolvimento brasileiro e seus impactos para a Bahia e o Nordeste José Sergio Gabrielli
Pesquisador do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Zé Eduardo Dutra – Ineep
Moderadora: Luci Nascimento – Especialista em Produção de Informações Econômicas, Sociais e Geoambientais da SEI

Ementa: A mesa tem por objetivo debater problemas contemporâneos cujo enfrentamento é fundamental no interesse de instaurar um processo de desenvolvimento orientado para a efetiva melhoria da qualidade de vida e pela redução das desigualdades. Privilegiando a abordagem regional, tal debate reconhece que esses problemas se expressam de modo próprio em cada um de seus subespaços e que sua incidência, no âmbito da totalidade social, é influenciada pelas categorias gênero, raça e classe. Propõe-se, ainda, uma demarcação de desafios a serem transpostos pelo planejamento e, em vista disso, apresentam-se propostas a serem analisadas pelas instituições governamentais.

Conferência de encerramento
16h30 Perspectivas do desenvolvimento nacional: o papel do planejamento e das instituições de pesquisa Clélio Campolina Diniz
Professor Emérito da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
Moderadora: Elsa Sousa Kraychete – Professora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos – UFBA

Ementa: A mesa tem por objetivo debater problemas contemporâneos cujo enfrentamento é fundamental no interesse de instaurar um processo de desenvolvimento orientado para a efetiva melhoria da qualidade de vida e pela redução das desigualdades. Privilegiando a abordagem regional, tal debate reconhece que esses problemas se expressam de modo próprio em cada um de seus subespaços e que sua incidência, no âmbito da totalidade social, é influenciada pelas categorias gênero, raça e classe. Propõe –se, ainda, uma demarcação de desafios a serem transpostos pelo planejamento e, em vista disso, apresentam –se propostas a serem analisadas pelas instituições governamentais.

PALESTRANTES

Palestrante feminino
Luciana Mendes Santos Servo

Presidenta do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Técnica de Planejamento e Pesquisa do Ipea. Doutora em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (Cedeplar/UFMG) e mestre, também em economia, pela Universidade de São Paulo (FEA/USP), sendo especialista em economia da saúde. Servidora do Instituto desde 1998, é autora de diversos estudos sobre financiamento e gasto em saúde, contas de saúde, acompanhamento e análise das políticas públicas de saúde, mercado de trabalho e economia regional. Realizou e coordenou avaliações, incluindo as relacionadas ao Conselho de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (CMAP).

Palestrante feminino
Flávia Vinhaes Santos

Diretora-executiva do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Doutora em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) e Mestre em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR), com experiência na área de Economia, com ênfase em Mercado de Trabalho e Proteção Social. Atualmente atua como Economista do IBGE na Coordenação de Emprego e Renda, já tendo trabalhado por três anos na Coordenação de Índice de Preços. Anteriormente trabalhou como Economista Plena da Petrobras Transportes S.A.. Ministra disciplinas em diversas instituições de ensino superior e de pós-graduação, dentre as disciplinas lecionadas compreendem-se Macroeconomia, Microeconomia, Economia Brasileira, Estratégia Empresarial, Contabilidade Social, Economia do Setor Público e Empresas Multinacionais e Investimento Estrangeiro Direto. Desde 2023, é Diretora Executiva do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Palestrante masculino
Manoel Clementino Barros Neto

Diretor-presidente do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF).

Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquista Filho (Unesp), com MBA em Ciência de Dados pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Analytics e Business Intelligence pela PUC Minas. Possui sólida experiência profissional, tendo exercido as funções de professor universitário e de ensino técnico, de engenheiro eletricista no setor elétrico, além de ocupado vários cargos gerenciais, de assessoramento e diretivos em empresas e órgãos públicos ao longo de sua carreira. Atualmente está como Diretor-Presidente do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF Codeplan).

Palestrante masculino
Dionatan Silva Carvalho

Graduado em Ciências Econômicas, com Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), possui Especialização em Estatística pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e atualmente é doutorando em Políticas Públicas pela UFMA.

Possui experiência de 16 anos no setor público, tendo atuado como Chefe do Departamento de Contas Regionais e Diretor de Estudos e Pesquisas no Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC). Também exerceu a função de Subsecretário de Planejamento, na Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (SEPLAN), e de Professor substituto de economia, no Departamento de Economia do UFMA, ocasião em que ministrou as disciplinas Matemática I, Estatística I, Contabilidade Social, Macroeconomia I, Setor Público II e Economia Internacional. Atualmente é Pesquisador do Grupo de Pesquisa Economia Regional Aplicada - ERA, da UFMA, e exerce a função de Presidente do IMESC. No IMESC está à frente de pesquisas relevantes para o desenvolvimento do Maranhão, como por exemplo, a coordenação dos trabalhos referentes ao Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) do Estado do Maranhão.

Palestrante masculino
Paulo Jannuzzi

Coordenador-geral da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE).

Diretor do Centro de Colaboração Interinstitucional de Inteligência Artificial Aplicada às Políticas Públicas (CIAP), sediado na Universidade Federal de Goiás, Pesquisador colaborador do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas (NEPP/UNICAMP) e professor colaborador da da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Foi Secretário de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério de Desenvolvimento Social, membro do Painel de Especialistas em Avaliação do International Evaluation Office do Programa das Nações Unidas em Nova York, membro do Conselho Consultivo da Associação Nacional de Ensino e Pesquisa no Campo de Públicas (gestão 2020-2021 e 2022-2023) e membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (Gestão 2021-2022). É Graduado em Matemática Aplicada e Computacional pela UNICAMP, Mestrado em Administração Pública pela EAESP/FGV, Doutorado em Demografia pela UNICAMP, Especialização em Sociedade e Política pelo IESP/UERJ e pos-doutorado na EBAPE/FGV.Foi analista de sistemas na Unisys, Agente Censitário Municipal no Censo Demográfico 1991, professor, assessor técnico da Pro-Reitoria de Pós-Graduação, coordenador do Curso de Especialização em Gestão Pública e coordenador de Pesquisa do Centro de Economia e Administração na PUC-Campinas, analista de projetos e assessor técnico da Diretoria da Fundação Seade, colaborador da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da FGV.É autor dos livros \Políticas Públicas, Valores e Evidências em tempos de Inteligência Artificial (Alinea 2024), Indicadores Sociais do Brasil (Alinea, 2017,6a.ed), Monitoramento e Avaliação de Programas Sociais (Alinea, 2016) e Migração e Mobilidade Social (Autores Associados, 1999).

Palestrante masculino
José Celso Pereira Cardoso Junior

Secretário de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos do Brasil (MGI).

Economista pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), com mestrado defendido em 1999 em Teoria Econômica e doutorado defendido em 2013 em Economia Social e do Trabalho, ambos pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/UNICAMP). Desde 1997 é Técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), tendo sido Coordenador da área de Trabalho & Renda e do Boletim de Políticas Sociais: acompanhamento e análise, Diretor-Adjunto de Estudos e Políticas Sociais (DISOC/IPEA), Diretor de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (DIEST/IPEA) e Diretor de Planejamento, Monitoramento e Avaliação do PPA 2012-2015, na Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos (SPI) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Governo Federal, Brasil. Em 2015 foi Chefe da Assessoria de Planejamento do Ministro de Estado da Defesa, no Ministério da Defesa e em 2016 (até a consumação do golpe) foi Diretor da Secretaria Executiva do CDES/PR (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Presidência da República, Brasil). Tem produzido estudos, pesquisas aplicadas e assessoramento governamental direto em temas do Trabalho e Proteção Social, além de Estado, Instituições e Planejamento Estratégico Governamental. Igualmente nessas áreas tem sido professor em cursos no IPEA, ENAP, ESAF, GDF, TCU, FGV, CEGOV, dentre outros. Nesse âmbito de produção, foi agraciado com prêmios da STN sobre finanças sociais no Brasil, da Secretaria Nacional de Juventude sobre avaliação dos consórcios públicos de juventude, e da Cepal/ILPES sobre planejamento governamental no Brasil. Em 2011 atuou como pesquisador-visitante na sede da Cepal na cidade de Santiago no Chile. Em 2016 atuou como pesquisador-visitante na Faculdade de Direito da USP em São Paulo-SP. E em 2017 realizou seu pós-doutorado em Governo e Políticas Públicas pelo IGOP-UAB (Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha). Destas experiências tem publicado livros sobre Estado, planejamento, democracia e desenvolvimento no Brasil. Entre 2019 e 2023 exerceu a função de Presidente da Associação dos Funcionários do Ipea (Afipea Sindical) e nesse âmbito produziu e organizou, além da defesa dos interesses do Ipea e dos seus servidores, um conjunto expressivo de trabalhos que fazem o registro histórico e a crítica do processo de desmonte do Estado no Brasil entre 2016 e 2022, da PEC 32/2020 para a reforma administrativa do governo Bolsonaro/Guedes e do fenômeno do assédio institucional no setor público brasileiro. Por fim, entre novembro de 2022 e janeiro de 2023 integrou a equipe de transição do governo Lula, atuando em temas do planejamento, orçamento e gestão, bem como centro de governo e participação social, tendo sido um dos redatores do Relatório Final da Transição. Atualmente é Secretário de Gestão de Pessoas, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Palestrante masculino
André Portela

Diretor do Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para a África Lusófona e o Brasil (FGV EESP CLEAR).

Professor Titular de Políticas Públicas da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, coordenador do Centro de Microeconomia Aplicada (C-Micro) e diretor do Centro FGV EESP CLEAR Centro Regional para Aprendizagem em Avaliação e Resultados para o Brasil e África Lusófona da mesma instituição. Possui graduação em Economia pela Universidade Federal da Bahia (1989), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Economia – Cornell University (2001). Foi professor doutor da Universidade de São Paulo, professor associado adjunto na Vanderbilt University e professor visitante em Cornell University. Foi editor da revista Estudos Econômicos e secretário-executivo da Sociedade Brasileira de Econometria. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: mercado de trabalho, previdência social, desigualdade, pobreza, educação, trabalho infantil, e avaliação de políticas públicas.

Palestrante masculino
André Joazeiro

Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia.

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (FAU/UFBA – 1998) e mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ – 2001).  Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Métodos e Técnicas do Planejamento Urbano e Regional. Na área acadêmica, exerceu a função de professor na Pós-graduação da Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Já no serviço público coordenou o planejamento do Parque Tecnológico da Bahia através da Fundação CERTI e também atuou na antiga Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (atual SDE), por cinco anos, nas funções de Chefe de Gabinete, Superintendente e Assessor Especial, quando coordenou a CTGA, responsável pela implantação dos projetos de energias renováveis. Atualmente é Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia

Palestrante masculino
César Velloso

Possui MBA Executivo em Gestão de Negócios pelo IBMEC, graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense e residência no Vale do Silício, em San Jose.

Liderou grandes programas para o desenvolvimento de negócios, desenvolvimento e formação de liderança, conduziu negociações estratégicas e expandiu operações em grandes organizaçõese startups, incluindo IBM, TIVIT, Optiglobe e Gartner. Possui 35 anos de experiência em TI e Telecom aplicados aos negócios em diversos ecossistemas e industrias do setor público e privado pautados no objetivo de impulsionar a transformação das organizações, priorizando o desenvolvimento das pessoas, construindo times de alta performance e promovendo culturas inclusivas que viabilizam uma execução eficaz e a entrega de valor para o negócio. Trabalha no Gartner há 18 anos, liderando a operação no Brasil nos últimos 10 anos. Sua missão abrange tanto o setor público quanto o privado, fomentando o uso da tecnologia para fortalecer políticas públicas eficazes e orientando os executivos do C-suite na execução das prioridades de missão-crítica que impulsionam o sucesso das suas organizações.

Palestrante masculino
Jaime Nogueira da Gama

Diretor Executivo Senior da Gartner. Formação em Engenharia Civil (UFMG) e Processamento de Dados (Prodata MG).

Possui pós-graduação em Gestão Empresarial (CENID/BA) e em Escrita e Criação (UNIFOR/CE). Mestrado em Gestão Empresarial e Marketing (Lisboa) e Mestrado Acadêmico em Administração (UFBA). Tem experiência de 40 anos nas áreas de TI e negócios, de 20 anos no ensino de Graduação e Pós Graduação. Trabalhou em indústrias de siderurgia, metalurgia, construção civil e saúde, tendo sido CIO em várias delas. Possui experiência internacional em consultorias na Alemanha, Estados Unidos e Angola. Palestrante em eventos regionais e nacionais de vários segmentos. Trabalha no Gartner, desde 2018, como Diretor Executivo Senior, atendendo instituições públicas e privadas das indústrias de saúde, bancos, meios de pagamento, celulose, governo, alimentos e bebidas e educação. É um impulsionador da transformação de organizações públicas e privadas, orientando seus clientes no cumprimento de suas missões críticas de negócios, viabilizando uma execução pautada em produção tangível de valor.

Palestrante feminino
Cláudia Monteiro

Professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Cidadania (PPGPSC) da UCSal.

Doutora e Mestra em Sociologia, especialista em Economia Política e bacharel em Ciências Econômicas pela UFBA. Professora Licenciada em Sociologia. É professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Cidadania (PPGPSC) da UCSal e pesquisadora colaboradora do Observatório das Metrópoles (INCT), do Programa A Cor da Bahia (UFBA) e do Grupo Periféricas (UFBA). Atuou como bolsista do IPEA, professora substituta na UFRB (CCAAB – Cruz das Almas, Bahia), Diretora de Avaliação de informações educacionais e Coordenadora de Ações Afirmativas em Educação Superior da Secretaria da Educação e Diretora de Planejamento Social da Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia. Atuou como oficial de monitoramento e avaliação do UNICEF no Brasil e como Tecnologista do IBGE, na Coordenação de Trabalho e Rendimento, no Rio de Janeiro. Trabalha principalmente com desigualdades raciais e de gênero, educação, sociologia urbana, políticas sociais, demografia e indicadores socioeconômicos.

Palestrante feminino
Ednice Baitz

Professora do Programa de Pós-graduação em Estudos Territoriais (PROET) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Possui graduação em Licenciatura Em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (1995), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (1999) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2007). Atualmente é professora Pleno da Universidade Do Estado da Bahia – UNEB, Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão - NUPE, professora permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos Territoriais - PROET, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, membro da Associação Brasileira de Geografia Física (ABGeoFisica). Tem experiência na área de geografia física, estudos ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: Meio ambiente urbano e riscos naturais. 

Palestrante feminino
Graça Druck

Professora do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais e da Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Possui graduação em Economia na Faculdade de Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975), mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e doutorado em Ciências Sociais no Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Realizou pós-doutorado na Université Paris XIII (2006/2007). Atualmente é professora Titular do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da FFCH e do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal da Bahia, pesquisadora do CRH/UFBA e do CNPq, líder do grupo de pesquisa Trabalho, Trabalhadores e Reprodução Social do Diretório do CNPq. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: flexibilização, precarização, reestruturação produtiva, terceirização, teletrabalho, servidores públicos, trabalho e neoliberalismo.

Palestrante feminino
Sandra Chaves

Professora da Pós-graduação da Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia – UFBA / Membro dos Conselhos Nacional e Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional / Rede PENSSAN.

Graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), mestrado em Saúde Comunitária pela Universidade Federal da Bahia (1989) e doutorado em Administração Pública pela Universidade Federal da Bahia (2001). Professor Associado da Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia. Desenvolve atividades de ensino de graduação (área da saúde coletiva) e pós-graduação (Metodologia da Pesquisa em Alimentos e Nutrição; Nutrição e políticas públicas; Segurança Alimentar e Nutricional) e de pesquisa. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em planejamento e avaliação de políticas e programas de alimentação e nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de políticas e programas de alimentação e nutrição e segurança alimentar, desenvolvimento de metodologias para avaliação de políticas e programas sociais. Compõe o quadro de professores permanentes, ensina e orienta mestrandos e doutorandos no programa de pós-graduação em alimentos, nutrição e saúde da Escola de Nutrição da UFBA. Coordenadora da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, gestão 2022-2024. Membro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, como observadora representando a Rede PENSSAN e membro do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado da Bahia, como sociedade civil.

Palestrante masculino
José Sérgio Gabrielli

Pesquisador do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Zé Eduardo Dutra (Ineep).

Possui graduação (1971) e mestrado (1975) em economia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem o doutorado em economia pela Boston University (1998) e Pós-Doutorado pela London School of Economics and Political Science, LSE, Grã-Bretanha (2000). É professor titular da UFBA. Foi pesquisador-visitante da London School os Economics and Political Science (2001). Foi Diretor Financeiro (2003-2005) e Presidente da Petrobras (2005-2012). Foi Secretário do Planejamento do Governo da Bahia (2012-2014). Atualmente é membro do Conselho de Administração da Galp. Tem vasta experiência em estudos sobre petróleo, gás, restruturação produtiva e desenvolvimento.

Palestrante masculino
Clélio Campolina Diniz

Professor emérito da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (FACE/UFMG).

Com atuação principalmente nos temas: economia regional, economia brasileira, economia da tecnologia e desenvolvimento econômico. Pós-doutor pela University of Rutgers, EUA (1991), doutor (1987) e mestre (1978) em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas. Graduado em Engenharia Mecânica (1970) e em Engenharia de Operação (1967) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais com especialização em Desarollo y Planificación pelo Instituto Latinoamericano de Planificacion Económica y Social da ONU (1971). Reitor da UFMG (2010-2014), Diretor da FACE/UFMG (1998-2006) e diretor do Programa de Pós-graduação em Economia da FACE/UFMG (1979-1981 e 1984-1985). Vice-presidente da Regional Studies Association (desde 2015), fellow da Academy of Social Sciences do Reino Unido (desde 2015) e visiting fellow da London School of Economics and Political Science (2015). Coordenador da área de economia e membro do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), instituição do Ministério da Educação do Brasil (2003-2005). Presidente do Conselho de Administração e presidente da Câmara de Ciência Sociais Aplicadas (1988-1990) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG (2018). Diretor-presidente do Parque Tecnológico de Belo Horizonte, BHTEC (2007-2009) e ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil (2014). Orientou 21 trabalhos de dissertação de metrado e teses de doutorado. Possui mais de 150 trabalhos publicados no Brasil e no exterior

MODERADORES

Palestrante masculino
José Acácio de Almeida Ferreira

Diretor-geral da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

Bacharel em direito pela Universidade Católica do Salvador no ano de 1998, advogado, e Pós-graduado em Agronegócio pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo. Ingressou no Governo do Estado da Bahia em 2006, mediante concurso público, para a Carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Ocupou cargos de direção na Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Diretor Executivo, Coordenador de Serviços Terceirizados e Coordenador de Normatização), na Bahiatursa (Presidente da Comissão de Licitação), na SUDESB, na Corregedoria Geral e no IRDEB (assessor jurídico e presidente de comissões de processos administrativos). Desempenhou também o cargo de Subsecretário Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Salvador, em 2021-2022. É professor de licitações, contratos e convênios da Universidade Corporativa do Serviço Público (UCS). Realizou a revisão da lei de licitações do Estado Bahia e atuou como instrutor de licitações públicas em diversos municípios baianos e alguns estados brasileiros. Desde o mês de abril de 2022, ocupa o cargo de diretor-geral da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Foi eleito diretor-presidente da Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (Anipes), para o biênio 2024-2026. 

Patrícia Chame Dias
Patrícia Chame Dias

Assessora Especial da SEI. Doutora e mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especialista em Planejamento e Prática de Ensino, pela Faculdade de Educação da Bahia (FEBA).

Possui graduação em Pedagogia, pela FEBA, e em Psicologia, pela UFBA. Desde 1998 é Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Governo da Bahia e, nesse cargo, atuou até 2017 na Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), quando desenvolveu estudos e pesquisas na Diretoria de Pesquisa e na Diretoria de Estudos. De 2017 até janeiro de 2025, exerceu suas atividades profissionais na Secretaria do Planejamento (Seplan), onde trabalhou na Diretoria de Planejamento Social (DPS), da Superintendência de Planejamento Estratégico (SPE), coordenando processos de elaboração e revisão do Plano plurianual (PPA) e colaborando para a elaboração e revisão do Plano de Desenvolvimento Integrado da Bahia (PDI Bahia 2035). Em janeiro de 2025, retornou à SEI, dessa vez vinculada à assessoria da Diretoria-Geral do órgão. É instrutora da Universidade Corporativa do Servidor Público (UCS/Seplan) desde 2019. Seus estudos e pesquisas versam sobre os seguintes temas: dinâmica sociodemográfica; dinâmica e rede urbana, metrópoles e cidades médias; mobilidade pendular; pobreza e desigualdades socioespaciais; trabalho; indicadores socioeconômicos; e planejamento e políticas públicas.

Lucigleide Nery Nascimento
Lucigleide Nery Nascimento

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Católica do Salvador; e Mestre, Doutora e Pós-doutora em Recursos Naturais: Estudos Ambientais pela University of New Hampshire, New Hampshire, Estados Unidos.

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Católica do Salvador; e Mestre, Doutora e Pós-doutora em Recursos Naturais: Estudos Ambientais pela University of New Hampshire, New Hampshire, Estados Unidos. Desenvolve pesquisas, principalmente, nas seguintes áreas: Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade; Políticas Públicas; Questões Sociais (raça, gênero, monoparentalidade feminina, idosos, crianças e adolescentes, segurança alimentar, etc.); Água; e Energia. Atualmente é Especialista em Produção de Informações Econômicas, Sociais e Geoambientais e Coordenadora de Pesquisas Sociais da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI)/Secretaria do Planejamento do estado da Bahia. Atua na produção de indicadores, na instrutoria interna da UCS Seplan e como membro de grupos de trabalhos, coordenações editoriais, comissões e conselhos. Ministra cursos e palestras para estudantes e professores de instituições estrangeiras.

Lucigleide Nery Nascimento
Elsa Sousa Kraychete

Elsa Sousa Kraychete – Professora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos – UFBA

É doutora em administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), desde2005, com graduação e mestrado em economia, nesta Universidade. É professora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos da UFBA, atuando nos cursos de Pós-graduação em Relações Internacionais e Administração (NPGA). Foi co-editora científica do Caderno CRH entre 2006 e 2012 e editora científica entre 2012 e 2016. É diretora do Instituto Confúcio na UFBA em parceria com a Shanghai University, desde então lidera comitivas de intercâmbio entre a UFBA com universidades chinesas. Em 2024 organizou, em parceria com a Shanghai University, o Festival Brasil-China: memória, cultura e contemporaneidade. É autora de artigos e capítulos de livros, já organizou livros com destaque para o Dicionário Desenvolvimento e Questão Social (Annablume, 2013), finalista do Prêmio Jabuti 2014 (com a colaboração de: Elsa Kraychete; Angela Borges; Cristiana Mercuri; Denise Vitale e Stella Senes), em segunda edição ampliada (2020) e Relações China-África (UFPE 2024) (com a colaboração de: Marcos Costa Lima e Reanan Holanda Montenegro). Desenvolve pesquisas de caráter interdisciplinar na área das ciências sociais aplicadas, com ênfase na temática do desenvolvimento, especialmente na análise da cooperação internacional para o desenvolvimento, e estudo de organizações internacionais. É também pequisadora no Programa Pesquisador UFBA de Produtividade CNPQ(PROPI) PROPI/2013

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